quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Servidores da educação iniciam paralisação geral e escolas amanhecem de portas fechadas em Parnaíba

Como uma avalanche geral, as escolas municipais e estaduais de Parnaíba amanheceram hoje (22) com as portas fechadas. A paralisação conjunta foi motivada pela tramitação da PEC 241 e do Projeto de Lei Complementar, PLP 257, que agora é PLC 54,  que se aprovados pelo governo, farão um rebuliço na carreira dos trabalhadores.

Caso a PEC 241 seja aprovada, todos os salários da administração pública serão congelados. No poder Executivo, Legislativo, Judiciário, da União, Estados, Municípios e Distrito Federal, serão congelados e receberão apenas a correção da inflação durante 20 anos. Os gastos com a saúde a educação também seriam desvinculadas do orçamento do governo. Dessa forma, os gastos com essas áreas seriam iguais ao do ano anterior, corrigidos apenas pela inflação, sem nenhum investimento adicional.

“A gente vê que a saúde, a educação e a segurança estão cada vez mais sendo precarizados, com os recursos cada vez mais escassos e ainda querem congelar o investimento do País durante 20 anos? Isso é um verdadeiro ataque aos trabalhadores”, protesta o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (Sintufpi), Leonardo Costa.

Para Leonardo Costa, a educação está sendo cada vez mais precarizada
Logo cedo professores celetistas e efetivos do município se reuniram no pátio da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), em protesto contra a medida. Ainda ontem à noite (21), surgiu a informação de que trabalhadores da educação fariam um ato em frente a Prefeitura de Parnaíba também em protesto ao não pagamento do retroativo prometido em maio deste ano pelo prefeito Florentino Neto (PT). No entanto, a Secretaria de Educação teria enviado uma carta aos sindicatos dando conta de um breve acerto com os servidores quanto ao pagamento.

Por Luzia Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário