segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Piauí tem 334 candidatos inaptos a concorrer as Eleições

Somente 4,26% dos pedidos de registro de candidatura no Piauí ainda não foram analisados pela Justiça Eleitoral. Segundo dados do DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral, até às 10h51 desta segunda-feira (12/09) - prazo final para julgamento dos registro - 334 candidatos permaneciam inaptos para o pleito, sendo 218 deles por indeferimento.

Resguardada a proporção, o maior número de indeferimentos são de candidaturas a vereador, com 203 inaptos até o momento. Também seguem indeferidas 7 candidaturas a prefeito, e 8 candidaturas a vice-prefeito. Dos desistentes, 6 pretendiam disputar cargos de chefe do executivo municipal, 6 a vice-chefia, e 103 pleiteavam vagas nas Câmaras de Vereadores.
- Fonte: DivulgaCandContas/TSE
sitcandidaturasPiaui.png
Outros 115 estão inaptos por apresentarem renúncia, desistindo da disputa. Até então somente um falecimento de candidato havia sido registrado no sistema de candidaturas, a do vereador Antônio Aristides, o Tote, de Esperantina, assassinado a tiros. Contudo, na cidade de Prata do Piauí o candidato a vice-prefeito José Bezerra de Moura, 69 anos, também faleceu, este vítima de infarto.

Dos aptos ao pleito, 9.117 foram deferidos diretamente na zona, 174 indeferidos com recurso, e 81 deferidos com recurso. Dentre os 10.138 cadastrados nos 224 municípios piauiense, somente 432 aguardavam julgamento, até esta manhã.
- Fonte: DivulgaCandContas/TSE
cargo_.png
Último dia para troca de candidatos
Esta segunda-feira (12) é prazo final para chapas que decidirem pela troca de candidatos. A via é opção para partidos e grupos políticos que tiveram candidatos indeferidos pelo juízo eleitoral, e não querem concorrer sub judice, sob pena de anulação de votos em caso de indeferimento definitivo em corte superior.
A partir de então, trocas só serão admitidas em caso de falecimento de candidato.

Por Apoliana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário