segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Prefeito Florentino (PT) intimida e humilha repórter durante convenção em Parnaíba

Durante a convenção partidária das siglas que apoiarão a candidatura a reeleição do atual Prefeito Florentino Neto (PT), ocorrida na tarde de ontem (31) no litoral, o gestor voltou a protagonizar cenas de desrespeito e tentativa de intimidação contra a imprensa parnaibana. desta vez os ataques foram disparados contra o repórter do site Tribuna do Litoral, Costa Cruz. No uso do microfone, Florentino teria humilhado o repórter publicamente e o forçado a deixar o local. ao longo do dia de hoje (01), vários profissionais da imprensa prestaram apoio e solidariedade ao colega que mantém no site uma coluna sobre política. Leia abaixo a nota divulgada pelo Tribuna do Litoral após o ocorrido:

Nesse domingo (31), foram realizadas as convenções de boa parte dos partidos da situação e que comporão a aliança para a candidatura de reeleição do prefeito Florentino Neto (PT). Era para ser um momento festivo, uma festa da democracia, e a consagração de uma extensa aliança de partidos, costurada com pesado apoio do governador Wellington Dias (PT), que deveriam representar a segurança de uma vitória fácil nas urnas. Mas alguma nuvem pesada pairava no ar da Faculdade de Tecnologia Intensiva (Fateci), local do evento.

O prefeito em sua fala, nervosa, focou seu discurso em atacar seus adversários, virulentamente, algo estranho para quem deveria estar se sentindo seguro; agrediu inclusive o jovem jornalista Costa Cruz que estava cobrindo a convenção para constar de sua coluna política no site Tribuna de Parnaíba. Talvez a nuvem negra que tirou o prefeito da serenidade seja saber que o povo de Parnaíba já lhe dá um índices de rejeição impressionantes para um político jovem e que o deputado José Hamilton não acredita mais em sua capacidade de liderar nossa cidade. Sua ausência na convenção de ontem é um recado claro para quem o conhece.

Mas essa agressividade não é papel adequado para o prefeito, nem para um candidato a prefeito de Parnaíba. O jornalista Costa Cruz estava exercendo seu ofício, o de informar a população, e não servindo de espião da oposição, até porque, sendo a convenção um evento público, não há o que esconder. Ao dizer agressivamente que ele estava ali para gravar o discurso do prefeito para levar à família Moraes Souza, imediatamente trouxe para o jornalista Costa Cruz a hostilidade de alguns que se aproximaram de maneira nada amigável. Como resultado, o repórter foi coagido a deixar o local sem cobrir a totalidade do evento.

Prefeito Florentino Neto (PT)
O prefeito já vem demonstrando despeito com qualquer jornalista que não esteja na gorda folha de pagamento da prefeitura. Poucos meses atrás atacou de maneira covarde o jornalista Bernardo Silva durante uma cerimônia na Câmara de Vereadores (ato de entrega do Título de Cidadão Parnaibano ao seu deputado estadual, o petista Fabio Novo), agora repete com o jornalista Costa Cruz.

No Tribuna de Parnaíba temos uma posição de oposição à gestão Florentino, fazemos crítica baseada em fatos, dados, o que deve incomodar muito. Somos um dos blogs com mais leitores na cidade, temos credibilidade. Não aceitamos como algo razoável que um líder político agrida a imprensa diante de matérias expondo a realidade de sua gestão. Nem Bernardo Silva, nem Costa Cruz, em momento algum, fizeram ataques pessoais ao prefeito, nunca denegriram sua honra, privacidade e dignidade, merecem, como toda a imprensa, tratamento respeitoso.

Até pouco tempo a cidade não sabia do rombo milionário que o senhor causou na prefeitura, não sabia de seu desrespeito à lei ao não conceder alvará aos mototaxistas, não sabia que o senhor viola lei de responsabilidade fiscal e que são muitos os motivos que podem lhe levar à inelegibilidade. Não temos alegria em noticiar isso, preferíamos saber que nossa cidade está sendo conduzida com bom senso e respeito, mas estamos cumprindo nosso papel legítimo de informar a população.

Manteremos nossa postura crítica à sua gestão senhor prefeito, nos manteremos fora de sua folha de pagamento. A democracia exige oposição, seja a oposição partidária, que o senhor cooptou mantendo uma câmara de vereadores submissa, seja a oposição na sociedade civil. Sem respeito a oposição e seu papel fundamental na democracia, rumamos para uma ditadura.

O Tribuna de Parnaíba quer deixar explicito nosso desagrado e nos solidarizamos com o jornalista Costa Cruz. Se o prefeito é, como diz, um homem obediente à Lei, sabe que errou e deve no mínimo, um pedido formal de desculpas ao jornalista e ao Tribuna.

Tribuna de Parnaíba / Edição: O Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário