sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Pesquisa vai continuar mesmo com parque parado, garante Niède Guidón

Arqueóloga anunciou a interrupção das atividades do Parque da Serra Capivara e dispensou cerca de 30 funcionários.

Arqueóloga  Niède Guidón
(Imagem: Divulgação).
Após anunciar a retirada de todos os 30 funcionários que ainda atuavam no Parque Nacional Serra da Capivara, a presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), Niède Guidón, garantiu que o trabalho de pesquisa realizado pela instituição vai continuar, apesar das dificuldades financeiras. “Os trabalhos feitos pela fundação vão continuar, o que estamos deixando é a administração do Parque”, esclarece.

Considerado Patrimônio Mundial da Unesco, o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no município piauiense de São Raimundo Nonato, está com atividades suspensas desde o início dessa semana, quando os últimos funcionários que ainda trabalhavam no local foram dispensados, por conta da falta de recursos para o pagamento. Com isso, todas as atividades de visitação estão suspensas, por tempo indeterminado.

Nos últimos meses, os repasses oriundos do governo federal e empresas privadas, praticamente, esgotaram, o que obrigou a administração do Parque a cortar gastos e demitir funcionários. A última esperança para a sobrevivência do trabalho era o cumprimento da decisão judicial que determinou a União repasse, de maneira emergencial, R$ 4.493.145 para que seja feita a manutenção e conservação do parque, o que não aconteceu em tempo hábil.

“É tudo uma questão de falta de recursos. O parque está sem ninguém, todos os funcionários foram demitidos. Devolvemos a gestão do Parque para o ICMBio, agora só resta esperar que tomem alguma providência”, pontou Niède, ao destacar que administração do local era realizada de maneira compartilhada entre Fumdham e ICMBio.

Por conta dos inúmeros impasses judiciais, nos últimos meses, os recursos deixaram de chegar às mãos dos administradores da Serra da Capivara. Niède Guidon chegou a utilizar recursos do próprio bolso, para pagar os funcionários do parque, nos últimos meses.

O Parque
Localizado em São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina, o Parque Nacional Serra da Capivara é um conjunto de chapadas e vales que abrigam sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano do homem pré-histórico.
Parque Nacional Serra da Capivara. Área reúne uma das maiores concentrações de arte rupestre do mundo, no Piauí (Foto: Efrém Ribeiro).
Sobre um relevo acidentado, em uma região de clima semiárido, períodos alternados de chuva e de seca promovem fortes mudanças na paisagem. Em um momento, a vegetação é exuberante e há uma surpreendente diversidade de flores de cores vivas. Em outro, a vegetação seca e perde suas folhas. É quando as formações rochosas se destacam sobre a vegetação desnudada.

Os registros rupestres, pintados ou gravados sobre as paredes rochosas, são formas gráficas de comunicação utilizadas pelos grupos pré-históricos que habitaram a região do Parque. As representações abordam uma grande variedade de formas, cores e temas. Foram pintadas cenas de caça, sexo, guerra e diversos aspectos da vida cotidiana. O estudo desses registros possibilita o reconhecimento de temas recorrentes e a identificação de diferentes maneiras de 
representá-los.

Por: Natanael Souza - Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário