segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Estado não paga 13° dos servidores e tem FPE bloqueado

(Imagem divulgação)
O Tesouro Nacional bloqueou o repasse do Fundo de Participação do Estado (FPE) para o Piauí devido a falta de pagamento do 13° salário dos servidores estaduais. Diante deste quadro, o Estado do Piauí fica impedido de receber as parcelas dos próximos dias 20 e 30, podendo comprometer o pagamento dos servidores.

A folha de pagamento de funcionários ativos e aposentados do Estado gera em torno de 250 milhões de reais para os cofres públicos. A grosso modo, pode-ser dizer que governador Wellington Dias (PT) encontra-se em um “mato sem cachorro”, pois as receitas internas, como arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), não cobrem o valor para arcar com a folha de pagamento dos funcionários.

Atual governador do Piauí,  Wellington Dias
(Foto: Divulgação)
Caso o Estado não regularize a situação, poderá deixar de receber este mês a parcela de setembro no valor de aproximadamente 180 milhões. A situação escancara ainda mais o amaranhado de irregularidades e descontrole da gestão W. Dias, que semanalmente tem no mínimo uma secretaria por semana sob investigação da Justiça, como as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Turismo e Fazenda.

Por Luzia Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário