quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Quatro pessoas são presas por furto de energia no litoral piauiense

Ao longo da última semana, a Eletrobrás Distribuição Piauí realizou mais uma operação contra furto de energia e fraudes em medidores de consumo em Teresina e no litoral. A ação, que contou com o apoio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), resultou na prisão de quatro pessoas, sendo duas na Capital e duas em Parnaíba, e na apreensão de 30 medidores com suspeita de fraude em um condomínio na Zona Leste de Teresina.

Os aparelhos foram encaminhados pata a um laboratório creditado pelo Inmetro para erem averiguados se por acaso havia sido violados. No mesmo condomínio, a Eletrobras confirmou ainda o desvio de energia em sete unidades consumidoras, dentre elas, as instalações de iluminação interna, de responsabilidade da administradora do condomínio.

Uma empresária já havia sido detida no início da semana passada, na zona Sudeste de Teresina, por ter feito auto-religação após corte de energia por inadimplência, consumindo energia sem registro no medidor.

Foto: Arquivo O Dia

Já no Centro de Teresina, a Eletrobras inspecionou, junto com a Polícia Militar e o Greco, seis casas noturnas. Duas delas já haviam sido interditadas pela Prefeitura Municipal por não possuírem alvarás de funcionamento e por terem estrutura física deficitária e que apresenta risco a quem estiver no local. O proprietário de uma das casas noturnas foi preso em flagrante por furto de energia.

Débitos e recuperação
Segundo o Departamento de Medição e Combate às Perdas da Eletrobras Piauí, as ligações clandestinas geraram prejuízos da ordem de R$ 127 milhões para clientes e empresas entre fevereiro de 2017 e janeiro de 2018. Só com as operações de corte e contra fraudes em medição deste ano, a distribuidora já conseguiu recuperar mais de R$ 54 milhões.

As operações de corte acontecem semanalmente em diferentes zonas de Teresina e agora nos demais municípios piauienses.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da Eletrobras Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário