quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Polícia Federal cumpre mandados judiciais na Secretaria de Educação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (02) a “Operação Topique” para desarticular organização criminosa responsável por fraudes em licitações e desvio de recursos públicos destinados à prestação de serviços de transporte escolar ao Governo do Estado e prefeituras municipais nos Estados do Piauí e Maranhão, custeados pelos recursos do Programa de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Foto: Lucas Sousa/Portal AZ
Foto: Lucas Sousa/Portal AZ

No momento as equipes estão na sede da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc). Estão sendo cumpridos 14 mandados de prisão preventiva, 9 mandados de prisão temporária e 40 mandados de busca e apreensão, nos municípios Teresina/PI, São João da Serra/PI, Olho D’Água do Piauí/PI e Coelho Neto/MA. A deflagração conta com a participação de 170 policiais federais e de 9 auditores da CGU. 

A investigação revelou a existência de um grupo de empresas que vêm atuando conjuntamente na realização de fraudes em licitações, com a participação de agentes públicos, resultando na contratação do objeto da licitação com valores superiores ao valor real do serviço, causando um prejuízo aos cofres públicos na média de 40% dos valores pagos às empresas contratadas.
Foto: Lucas Sousa/Portal AZ
Foto: Lucas Sousa/Portal AZ

As empresas investigadas receberam, entre 2013 e 2017, pelo menos R$ 297 milhões pagos por mais de 40 prefeituras municipais e pelo Governo do Estado do Piauí, envolvendo transporte escolar e locação de veículos. O valor do potencial prejuízo ao erário no período é superior a R$ 119 milhões. 

O superintendente de ensino da Seduc, Carlos Alberto, deixou o prédio da secretaria por volta das 09:00 e não quis falar com a imprensa.
Superintendente de ensino da Seduc, Carlos Alberto (Foto: Lucas Sousa/Portal AZ)
Superintendente de ensino da Seduc, Carlos Alberto (Foto: Lucas Sousa/Portal AZ)

Operação
O nome Topique é alusivo ao termo popularmente utilizado para se referir aos veículos utilizados no transporte escolar.

Fonte: Portal AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário