domingo, 22 de maio de 2016

Ação Global em Parnaíba atende mais de 10 mil pessoas

A 23ª edição do Programa Ação Global, iniciativa do Sesi e da Rede Globo de Televisão, realizada na cidade de Parnaíba, no prolongamento da Avenida São Sebastião, atraiu mais de 10 mil pessoas ao longo do dia 21 de maio. Durante o evento, o público que compareceu ao local pôde usufruir de dezenas de serviços gratuitos nas áreas de saúde, lazer, educação, esporte e cidadania.
O presidente da Fiepi e um dos grandes idealizadores e apoiadores da Ação Global, Zé Filho, se juntou a multidão

O projeto contou com 76 parceiros, entre empresas públicas e privadas, e a participação de 923 voluntários. Foram prestados 43.792 mil atendimentos, beneficiando 10.948 pessoas. Somente o casamento comunitário reuniu 138 casais que oficializaram a união matrimonial. Foi o caso de João Gomes e Maria da Conceição, respectivamente, 65 e 54 anos que depois de 34 anos juntos realizaram o sonho da união oficial, por meio do casamento civil oferecido gratuitamente na Ação Global.



"Hoje para mim foi um dia de felicidade!". As palavras foram ditas pelo senhor João Gomes, acrescentando que: "tudo está muito caro nesse país, inclusive as despesas com cartório para quem quer se casar. Por isso aproveitei essa oportunidade, que desde já agradeço ao Sesi por me proporcionar esse momento", comentou.


Já a acompanhante de idosos Antonia Maria Pereira de Araújo, de 43 anos, saiu satisfeita ao ser atendida com alguns serviços de saúde. "Aqui pude verificar minha pressão arterial e realizar um exame de vista", disse referindo-se ao serviço de optometria realizado pelo OptoGrupo, parceiro do SESI na Ação Global.

Já a garotinha Emmlly, de 9 anos, demonstrava alegria e satisfação ao participar de uma oficina de entretenimento. "Aqui ta bom porque a gente desenha, pinta e aprende fazer muitas coisas utilizando papel e tesoura", afirmou.


Logo após o início do evento, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi) e diretor regional do SEesi, Zé Filho, marcou presença no local para conferir de perto toda a movimentação de cidadania. Acompanhado do superintendente do Sesi Mardônio Neiva, presidentes de sindicatos laborais e assessores, Zé Filho se juntou à multidão e cumprimentou, parceiros, voluntários e o público em geral.



"Pra gente é muito satisfatório ver tantas pessoas envolvidas num mutirão de solidariedade como esse. Isso também é muito importante para a população que não tem acesso a serviços básicos e de extrema necessidade oferecidos num só dia e tudo gratuitamente. É gratificante poder contribuir com essa iniciativa por meio do SESI", disse Zé Filho.

Entre os serviços oferecidos pelo Sesi na Ação Global da cidade de Parnaíba nas áreas de cidadania e saúde foram: alistamento militar; expedição de 1ª via de documentos; orientações jurídicas e nutricionais; casamento comunitário; teste de hepatite; HIV; sífilis; vacinação; acuidade visual; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; escovação orientada; evidenciação de placas; tiragem sanguínea; palestras e distribuição de kits odontológicos.



Nas áreas de educação houve oficina de customizaçãso; pintura de rosto; oficina de leitura; curso de educação alimentar; turminha cozinha brasil. Além disso, houve diversos cursos do programa de educação continuada do Sesi entre os quais, do de autolidefrança; comunicação interpessoal no ambiente de trabalho; inovação; otimização do tempo; projeto conexão mundo e projeto livre para voar. No esporte e lazer houve apresentações culturais; danças; capoeira e jogos.

Jânio Holanda - Ascom / Fiepi

Nenhum comentário:

Postar um comentário