sábado, 16 de janeiro de 2016

Expedição elaborará relatório sobre degradação do Rio Parnaíba

Resultado da expedição náutica será entregue à sociedade e ao poder público. Ideia é conscientizar população para preservação

Durante dois dias, cerca de 60 embarcações irão percorrer o Rio Parnaíba, com o intuito de alertar sobre as condições de preservação do rio. A saída da expedição ocorreu as 8:00 da manhã deste sábado (16), no cais do Iate Clube, e a chegada está marcada para o domingo (17), às 14:00, na Capitania dos Portos, em Parnaíba. Serão percorridos seis municípios piauienses e feitos registros fotográficos e filmagens, no qual será feito um relatório apresentado às prefeituras e à sociedade em geral.
Sessenta embarcações irão percorrer o Rio Parnaíba durante este final de semana.
A expedição será realizada pelo Iate Clube de Teresina e apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), e já é a 6ª expedição Cromwell Wall de Carvalho realizada. Segundo o diretor náutico do Iate Clube e presidente do Crea-PI, Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, os trabalhos visam mapear os leitos do rio e coletar informações sobre o desmatamento e assoreamento que atinge o Rio Parnaíba.

“As embarcações irão percorrer o leito do Rio Parnaíba, fazendo paradas em alguns municípios, como Novo Nilo, Miguel Alves, Porto, Luzilândia, entre outros. Faremos fotos para ver o potencial das águas, como estão os leitos, se está sendo despejado lixo, e elaboraremos um relatório que será apresentado às prefeituras. Além disso, também distribuiremos panfletos e folder informativos à população, para que eles tenham consciência da poluição”, frisou Paulo Roberto de Oliveira.
Apesar desta ser a sexta expedição, esta será a primeira vez que um relatório será elaborado e entregue ao poder público. Apesar de ainda não ter sido nenhum trabalho de conscientização do Crea-PI junto à prefeituras, o presidente do órgão enfatizou que os gestores públicos estão bastante receptivos com a proposta.

As embarcações que participarão da expedição serão, basicamente, formadas por jet-skis, vez que, devido às condições do rio, barcos maiores não conseguiriam trafegar. “O rio está muito baixo e tem muitos bancos de areia, o que dificulta a navegação e não permite que embarcações maiores percorram o rio, por isso iremos com embarcações menores. Serão dois dias percorrendo toda essa extensão do Rio Parnaíba e acreditamos que este trabalho terá um resultado muito significativo”, finalizou o presidente do Crea-PI, Paulo Roberto de Oliveira.

A expedição percorrerá 410km, de Teresina ao litoral piauiense, e visa conscientizar, também, a população ribeirinha para a preservação do rio. E o roteiro prevê seis paradas, com o intuito de promover ações socioeducativas, como panfletagens e diálogos com a população ribeirinha sobre a importância da preservação do rio, nos seguintes municípios: Novo Nilo, Miguel Alves, onde será realizada também uma recepção aos expedicionários, e uma palestra ministrada pelos coordenadores da Expedição, Porto, Luzilândia, Ponte do Jandira e Capitania dos Portos do Piauí.

A Expedição é nomeada em referência ao fundador do Iate, Cromwell Wall de Carvalho, que há mais de 50 anos já se preocupava com as condições dos nossos rios. Em 2016, a Expedição homenageia Alberto Monteiro Júnior, médico e navegante recém falecido, que foi diretor do Iate e grande defensor das causas ambientais, especialmente o rio Parnaíba.

Por: Isabela Lopes – Jornal O Dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário