quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Juliana participa da solenidade de reaberto do Clube dos Diários

Autoridades presentes a Solenidade de inauguração da
reforma do Clube dos Diários.
Um dos mais importantes espaços culturais de Teresina é reaberto ao público depois de ter a estrutura restaurada e modernizada. A ex-primeira dama do estado, a deputada Juliana Moraes Souza, participou da inauguração e concedeu entrevista ao Jornal da Parnaíba. “Participamos da reabertura do Clube dos Diários na manhã desta quinta-feira (21). Parabenizamos o deputado Fábio Novo pela iniciativa, a grande Maria da Inglaterra pela homenagem recebida e o corpo de balé Lenin Agento pela apresentação durante a solenidade.”, disse a deputada Juliana Moraes Souza durante a solenidade.

A casa de espetáculo passou por restauração e modernização.
Espaço de encontro da sociedade teresinense, o Clube dos Diários ganhou sede própria – na Rua Álvaro Mendes – em março de 1927. Há 89 anos presente na história cultural piauiense, o clube faz parte do complexo que reúne o centenário Theatro 4 de Setembro e a Praça Pedro II. Os salões que já receberam festas, concursos de misses, tertúlias e bailes de carnaval voltam a abrir as portas para o público, nesta quinta-feira (21), a partir das 9h30, depois de ter a estrutura restaurada e modernizada.
O corpo de baile da Escola de Dança do Estado Lenir Argento é quem vai dar as boas-vindas ao público. Em seguida, serão apresentados trechos do espetáculo litero-musical “Geleia Geral”, dirigido por Vitorino Rodrigues. O Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina e Gislene Danielle & Edivan Alves também participam da solenidade, que contará com a presença do governador do Estado, Wellington Dias, e do secretário estadual da Cultura, Fábio Novo.

O gov. Wellington, deputados e o presidente da Funcação Cutural
inauguram reforma do Clube dos Diários.
Durante a noite, a partir das 19h, tem apresentação do espetáculo “Arrumadinho – Mostra de Futuros Autores”, no Teatro Torquato Neto. A peça é resultado da oficina ministrada pela dramaturga e escritora Ísis Baião.

A restauração, de caráter emergencial, foi autorizada em setembro de 2015 pelo Governo do Estado, após solicitação da Secretaria de Estado da Cultura. Na época, uma vistoria constatou que parte do teto da Galeria de Arte do Clube dos Diários estava comprometida e, por conta disso, o espaço havia sido interditado provisoriamente. As obras foram iniciadas em outubro de 2015. Com a reabertura, a população vai ganhar um novo Clube dos Diários, que há 20 anos não passava por uma restauração desse porte. Detalhes que recontam a história da casa estão presentes do forro ao piso e foram restaurados de forma a manter os traços originais.

Por se tratar de um prédio centenário, exigiu um trabalho minucioso e
artesanal de restauração.
Detalhes que recontam a história da casa e que estão presentes do forro ao piso passaram pelas mãos do restaurador e escultor Mestre Dico. “Trata-se de um prédio centenário que exige um trabalho minucioso e artesanal de restauração. Está sendo feito todo o madeiramento e telhamento, tanto no Theatro como no Clube dos Diários, além do piso, que é todo feito de mosaico de madeira”, explica a arquiteta e coordenadora de Registro e Conservação da Secretaria da Cultura, Patrícia Mendes.
A Sala Torquato Neto, que passará a funcionar como teatro, mantendo sua capacidade para 130 lugares, ganhou carpete, forro acústico, novos camarins e banheiros, além da climatização. O Clube ganhou iluminação externa de led que, durante a noite, ajuda a realçar a beleza dos seus traços arquitetônicos. A iluminação interna também foi toda reposta, tanto na galeria como no Teatro Torquato Neto, que teve todas as suas poltronas restauradas.
A Sala Torquato Neto agora funcionará como teatro.
Cerca de R$ 600 mil foi investido na reforma de todo o complexo, que consiste principalmente na restauração e impermeabilização do telhado. A obra se estende ao Theatro 4 de Setembro e ao espaço Osório Júnior, onde são realizados os shows do projeto “Boca da Noite”. 

Histórico
A Sociedade Recreativa Club dos Diários foi fundada em 1922. No início, os fundadores realizavam encontros e festas em residências particulares. Só em 1927 inauguraram a sede própria. Nos salões do antigo Clube dos Diários, a sociedade teresinense se divertia e respirava cultura. O Clube dos Diários foi palco de grandes encontros da sociedade teresinense.
O Clube dos Diários foi palco de grandes encontros da sociedade teresinense. (Foto: Guilherme Müller)
No ano de 1925, o então governador Matias Olímpio de Melo doou o terreno para a construção da sede definitiva, declarando de utilidade pública a “Sociedade Anônima Clube dos Diários”, por meio da Lei 1.119, de 26 de junho do mesmo ano.

O prédio definitivo na Rua Álvaro Mendes foi inaugurado no dia 20 de março de 1927. A partir daí passou a funcionar dinamicamente, com vários bailes e conferências literárias. A partir dos anos 30, Teresina viveu uma brilhante fase cultural recebendo a visita de artistas e intelectuais.
Nos anos 70 foi desativado por problemas na estrutura física, mas não perdeu a referência. Apenas o bar continuou funcionando e servindo de local de encontro para o bate-papo entre amigos, desta vez, sem distinção de classe social, pois todos passaram a frequentá-lo e torná-lo palco ideal para nostálgicos e boêmios.
Detalhes que recontam a história da casa estão presentes do forro ao piso.
Tombado pelo Estado por meio do Decreto 6.152, de 3 de janeiro de 1985, o Clube dos Diários passa a integrar o Patrimônio Histórico Artístico do Estado do Piauí, conservando em toda a parte externa o seu estilo eclético com elementos neoclássicos predominantes no início do século. Internamente, o clube dispõe de espaço para exposição no salão principal, cineteatro com 130 lugares, sala para oficina de pintura e cerâmica e sala para um centro de documentação para a cultura.

Hoje, o Clube dos Diários, juntamente com o Theatro 4 de Setembro e a Praça Pedro II, compõem o coração cultural de Teresina sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura.


Do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário