sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Vai começar o Campeonato Piauiense de futebol 2016

A Série A do Campeonato Piauiense de Futebol de 2016 começa a ser disputada nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro. Durante cinco meses, Altos, Caiçara, Cori-Sabbá, Flamengo, Parnahyba, Piauí, Picos e River vão se enfrentar para saber qual clube será o campeão estadual deste ano.

A edição de 2016 é um marco para o futebol do Piauí. Este ano o Campeonato Piauiense de Futebol comemora 100 anos de existência e a Federação de Futebol do Piauí 75 anos de fundação.

Tudo começou em 1916, com a Lyga Sportiva Parnaibana (LSP), a primeira fundada no Piauí, filiada a então Confederação Brasileira de Desportos (CBD) – hoje Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Foi a LSP que organizou o primeiro Campeonato Piauiense de Futebol, ainda em 1916. Naquele ano, o Parnahyba Sport Club sagrou-se como o primeiro campeão estadual.

Desde então, a disputa pelo título de campeão piauiense passou a ser efetuada por duas ligas: a Parnaibana, filiada à CBD, e a de Teresina. Seus vencedores são legítimos campeões do estado do Piauí até o ano de 1940.


Em 1941, em decorrência do Decreto nº 3.199 do presidente Getúlio Vargas - que determinava que os desportos deveriam ter sede única nas capitais - foi fundada a Federação Piauiense de Futebol, que substituiu as antigas Ligas das cidades de Parnaíba e Teresina. A partir daí, todos os campeões estaduais passaram a ser conhecidos através dos certames realizados pela Federação Piauiense.
No ano de 1963, com a implantação do profissionalismo, o nome da federação foi alterado para Federação Piauiense de Desportos. Em 1991, nova mudança: em razão do seu cinqüentenário, a entidade passou a ser chamada pelo atual nome de Federação de Futebol do Piauí.

Em 2016, grandes clubes que marcaram a história do Campeonato Piauiense de Futebol entram em cena para saber quem levará o título do Centenário. Flamengo e River – os dois clubes que mais vezes faturaram o estadual – terão a companhia de Cori-Sabbá, Piauí e Picos, que também já foram campeões estaduais, e do Parnahyba, o primeiro campeão piauiense.

O tradicional Caiçara, de Campo Maior, e o Altos – caçula da competição – entram na disputa em busca do primeiro título do principal torneio de futebol realizado pela FFP.

Além do título do estadual deste ano, em jogo estarão ainda duas vagas na Copa do Nordeste 2017, duas vagas na Copa do Brasil 2017 e uma vaga na Série D em 2016.

Dos oito clubes que irão disputar a 1ª Divisão do Campeonato Piauiense de Futebol 2016, seis fazem sua estreia amanhã (29). Em Floriano, o Cori-Sabbá vai receber o Flamengo, no Tiberão, às 20h. Em Teresina, o Albertão recebe rodada dupla: primeiro o Altos enfrenta o Caiçara, às 18h. Em seguida, às 20h, é a vez do Piauí receber o Picos.

River e Parnahyba só entram em campo no domingo (31), em jogo que acontece no Albertão, às 17h. 


Por Samila Milhomem - Assessoria FFP


Nenhum comentário:

Postar um comentário