sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Programa Conexão Mundo leva alunos do SESI para os Estados Unidos

Depois de cinco meses desenvolvendo atividades propostas pelo Programa Conexão Mundo, que envolveu plataformas digitais e aulas presenciais, os dois finalistas da edição 2015, no Piauí, Walder Santos e Julimar Mello Junior, se preparam para embarcar neste fim de semana para na cidade de Denver, no Colorado (EUA). A viagem de imersão faz parte do encerramento da programação, onde irão aprimorar o conhecimento na Língua Inglesa durante 15 dias.

O Programa é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com a ONG US-Brazil Connect. Neste ano, foram mais de 2 mil estudantes participantes do Conexão Mundo em todo país. A inciativa visa estimular a fluência no idioma inglês e promover o intercâmbio cultural entre os jovens.

Realizado pela primeira vez no estado, o Programa Conexão Mundo reuniu uma turma com 47 estudantes que foram certificados pela participação. Como pré-requisito fundamental, os participantes devem estar no ensino médio pelo Sesi e matriculados nos cursos profissionalizantes do Senai, através da proposta articulada do Ebep (Educação Básica articulada com Educação profissional). Destes, somente dois garantiram o passaporte para os Estados Unidos, por apresentarem as maiores notas de desempenho durante o processo de ensino.

No inicio da semana, aconteceu a entrega oficial do kit de viagem aos estudantes, que contempla uma mala com roupas e acessórios para enfrentar o período de neve. O encontro foi pra lá de especial, porque o próprio presidente do Sistema  Fiepi, Zé Filho, fez a entrega aos jovens e seus familiares.

Na oportunidade, Zé Filho, desejou boa viagem e ressaltou a importância da oportunidade. “Vocês são merecedores desse prêmio, aproveitem e aprendam bastante”. O presidente ainda lembrou que este Programa integra um leque de ações que visam preparar bem os alunos das escolas do Sesi e Senai em todo país. “A preocupação em Investir no conhecimento e na profissionalização é pra poder garantir uma mão de obra de qualidade e abrir mais portas no mercado de trabalho”, pontificou.

Para o estudante Walder Santos, de 18 anos, que já tinha esse sonho de conhecer o mundo, a expectativa é enorme. “Quero melhorar o inglês e conhecer a cultura daquela região. E tenho certeza, que estou no caminho certo para um futuro bem melhor na vida e isso eu devo ao Sesi, por tudo que conquistei até aqui”. Outro que se emocionou durante o encontro foi Julimar Junior, de 16 anos.  O garoto disse que a viagem vem pra selar todo processo de aprendizagem da língua inglesa, mas o importante foi o domínio do idioma que adquiriu nas aulas interativas e nas conversações nas plataformas digitais. “Já me sinto confiante para falar com outras pessoas e isso não tem preço”.

Segundo o superintendente do SESI Piaui, Mardonio Neiva, ao todo são oitenta e oito alunos das escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), selecionados  nos 20 estados brasileiros, que terão a oportunidade de viajar, aprimorar a fluência no idioma, e ver de perto a rotina dos norte-americanos e sua cultura. A rotina de visitas a museus e universidades será acompanhada por dez técnicos das escolas do Sesi e Senai.

Por Monica Pessoa / Ascom Fiepi


Nenhum comentário:

Postar um comentário