sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Prédio do Instituto Histórico de Parnaíba começa a cair. Obra foi paralisada por falta de pagamento.


Nossa reportagem teve acesso ao interior do prédio e contatou que além do risco de desabamento, o local ainda serve de berçário para o mosquito da dengue. Ao contrário do que foi dito pelo Superintendente Municipal de Cultura de Parnaíba, Helder Sousa, em entrevista ao “Jornal da Cidade” de que não havia “nenhum risco de desabamento no Casarão Dona Auta”, o prédio que atualmente abriga o Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba (IHGGP), localizado na Rua Duque de Caxias, 618, no centro de Parnaíba, já começa a ruir.

A empresa responsável pela reforma do casarão suspendeu as obras devido ao não pagamento da primeira parcela referente ao contrato. Levamos as fotos do interior do prédio à chefe de Serviço do Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Parnaíba, Priscilla Braun. Segundo ela, a autorização para início imediato da reforma foi dada devido a um laudo da própria empresa responsável pela reforma, onde era atestado o risco iminente de desabamento do teto.
Superintendente Municipal de Cultura de Parnaíba, Helder Souza
disse que não há riscos no prédio.
Segundo a chefe do escritório, o Iphan não foi informado que a obra estava parada e nem que a empresa havia deixado o teto completamente descoberto. Ainda segundo Priscilla, o Iphan entraria em contato com o engenheiro da obra e cobraria explicações. Retornamos na tarde desta quinta-feira (14) para saber a posição do Iphan após contato com o engenheiro, mas o prédio da Superintendência de Cultura, onde funciona a sede do Instituto Histórico, estava fechado às 16:00.

Procurado ainda na manhã desta quinta-feira (14), o Superintendente Municipal de Cultura de Parnaíba, Helder Sousa, não foi encontrado na sede da Superintendência de Cultura. Segundo relato de um funcionário, a empresa responsável pela reforma enviou um documento informando a paralisação da obra por falta de pagamento. Ainda segundo o funcionário, é “normal” o não pagamento de contratos na primeira quinzena de janeiro, pois o “ano fiscal” só iniciaria após o dia 16 de janeiro.

Enquanto isso, parte do prédio já começa a ruir. Com a paralisação da obra, a empresa simplesmente retirou seus operários, deixando a reforma sem proteção. A viga-mestre está seriamente danificada. Com as chuvas dos últimos dias e sem proteção, partes das paredes já caíram sobre o piso de madeira do primeiro andar, que também ameaça desabar.

No interior, no piso térreo, já começa a acumular água, tornando-se um ambiente propício para o desenvolvimento do mosquito da dengue.

Como de costume, a Prefeitura Municipal de Parnaíba, utiliza de veículos da imprensa para propagar mentiras e esconder da sociedade parnaibana o atual estado que se encontram todas as ações municipais. É lamentável a inércia dos órgãos fiscalizadores. Onde está a fiscalização do Ministério Público, Crea, Iphan? Contra fatos e fotos não há argumentos. Confira o REAL estado do antigo casarão que já foi inclusive sede da Cavalaria, na época do Coronel Simplício Dias. As fotos foram tiradas na tarde de quarta-feira (13).
Mesmo sob o risco de desmoronamento, e sobre a permissão do presidente do IHGGP, Reginaldo Júnior, estagiários ainda permanecem no prédio de segunda à sexta, a partir das 15:00.


Por: Bruno Santana/Tribuna de Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário