sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Após impasse entre Sinte e professores, aulas nas escolas municipais retornam somente dia 22

Após uma longa discussão travada durante assembleia realizada hoje (12) no auditório da Escola Municipal Roland Jacob entre a direção do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Parnaíba (Sinte) e professores, ficou determinado que o ano letivo nas escolas municipais iniciarão somente no dia 22 de fevereiro. As aulas que deveriam começar no próximo dia 15, foram prorrogadas após uma longa batalha travada entre os profissionais da educação, a Prefeitura de Parnaíba e o Sinte, que parece não se entender com os educadores.

Desacreditados da atuação do sindicato na defesa dos seus direitos junto ao município, os docentes chegaram a criar uma Comissão Especial com ato unificado agregando todas as categorias da educação, como também zeladores, vigias e merendeiras. Na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal no último dia 02, membros da Comissão foram até o parlamento protestar contra o que eles chamam de “caos generalizado na educação de Parnaíba”.


Presidente do Sinte de Parnaíba, Nádia Araújo
“Estão tratando a educação das crianças e o trabalho dos professores de qualquer forma. A situação das escolas é extremamente precária. Falta merenda, professores e material escolar. E os professores não têm os seus direitos respeitados. Há anos estamos lutando, entre outros direitos, pelo acerto do Horário Pedagógico, mas a promessa só está saindo agora sob pressão. Não é essa a escola que queremos para os nossos filhos”, protestou uma das integrantes da Comissão de Servidores Administrativos da Educação de Parnaíba (Saep), Andrea Olival.

Após acordo entre o Sinte e a Prefeitura, ficou determinado que o Horário Pedagógico (HP) será organizado na próxima semana e que até março será feito o reajuste salarial solicitado pela categoria. De acordo com a presidente do Sinte,  Nádia Araújo, o sindicato está aberto ao diálogo e que a diretoria tem se esforçado para assegurar os direitos dos trabalhadores da educação. “Esse ano vamos começar o ano letivo de 2016, tanto das séries iniciais, como fundamental maior e EJA com o HP. Agora vamos sentar com o grupo e fazer todo o planejamento”, disse.


Por Luzia Paula 

Nenhum comentário:

Postar um comentário