sábado, 20 de fevereiro de 2016

Continua campanha para alimentar o garoto Miguel, vítima de uma doença rara

Criança terá que tomar o leite durante um ano. Dependendo da reação do organismo, após esse período o alimento poderá ser substituído.
Desde que nasceu o pequeno Miguel luta pela vida. Família é de Luis Correia, mas está em Parnaíba devido ao tratamento da criança no Heda. (Foto: Reprodução / Facebook)
Após campanha nas redes sociais, essa semana foi possível fazer a aquisição de três latas do leite MSUD para alimentar o pequeno Miguel, de apenas um mês de vida, vítima da doença conhecia como "Xarope de Bordo". O leite custa 1.900,00, sendo que a família já entrou com ação na Justiça para que o governo custeie a alimentação da criança. Enquanto aguardam a decisão, a família conta com a solidariedade de doadores.

Algumas pessoas têm se mobilizado e criado outras campanhas como rifas, bingos, festas e brechós para arrecadar o valor necessário para comprar mais leite. Essa semana a família de Miguel disponibilizou uma conta bancária onde podem ser feitas doações. A conta é do Banco do Brasil - Ag 2255-1; Conta 16730-4, em nome de Miguel de Araújo Souza. Na comunidade no Facebook Juntospelomiguel é possível acompanhar o andamento do tratamento da criança que se encontra internada na Unidade de Terapia Intensiva Neo Natal do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, PI.



A mãe Olívia Matos e equipe de enfermeiros comemoram chegada de lata de leite.  (Foto: Reprodução / Facebook).
Sobre a doença
A Doença da Urina do Xarope de Bordo é uma enfermidade genética rara, que afeta o metabolismo dos aminoácidos. Esse erro genético causa a deficiência da enzima desidrogenase de cetoácidos de cadeia ramificada, levando ao acúmulo, na corrente sanguínea, de leucina, isoleucina e valina. Como consequência deste acúmulo, há interferência nas funções cerebrais, levando o paciente a ter constantes convulsões.
Único leite que o bebê pode ingerir custa 1.900,00
Miguel nos braços da mãe Olívia.  (Foto: Reprodução / Facebook).
O tratamento desta doença envolve a inibição do catabolismo protéico, manutenção da síntese protéica e prevenção da deficiência de aminoácidos essenciais, através do consume de proteínas na forma hidrolisada de aminoácidos livres de leucina, isoleucina e valina, visando prevenir que haja um prejuízo no crescimento e desenvolvimento intelectual.

Por Luzia Paula


Nenhum comentário:

Postar um comentário