quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Azul faz novo pedido de voo para Parnaíba; solicitação apresenta restrição na Anac.

Novo horário noturno e falta de adequações no quesito segurança poderiam estar dificultando a aprovação do pedido.

(Imagem: Divulgação)
Hoje (17) foram divulgadas novas informações referentes a situação da Azul Linhas Aéreas em Parnaíba, PI. Conforme informações divulgadas no site da Prefeitura de Parnaíba, a Azul teria dando entrada no novo pedido de Horário de Transporte (HOTRAN) para os voos com destino e origem a Parnaíba.

A nota informa ainda que caso aprovados, os voos deverão ser retomados no dia 08 de abril com alterações na malha. O novo voo seria noturno e operado às segunda e sexta-feira, saindo de Teresina às 1:40 e pousando no litoral às 2:20. Já no destino inverso, o voo sairia de Parnaíba às 4:00 com previsão de chegada na capital às 4:50. Aeronave é a mesma: um ATR, com capacidade para 70 passageiros.


Tabela no site da Hotran mostra a situação do pedido de inclusão do novo voo para Parnaíba
Conforme planilha disponível no site da Hotran, a solicitação está na Etapa Inicial 1.1, que corresponde a Tramitação dos Pedidos Aguardando Parecer da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Sendo aprovado, o pedido será submetido a mais três análises até sua aprovação final. No documento constam duas restrições referentes ao voo da Azul para Parnaíba. Uma diz respeito a Infraero e a outra ao quesito GGFS-SIE (security) – referente a proteção ao voo e operações aéreas. O último item foi inclusive um dos principais pedidos de adequação feito pela Azul ao governo do Estado. A exigência passa a ser mais latente pelo fato do novo horário do voo, que agora é exclusivamente noturno para pouso e decolagem.

Gol e Sete teriam interesse na rota
Conforme afirmou o vereador Ricardo Veras em um grupo da rede social WhatsApp, outras companhias como a Gol e a Sete teriam pretensões de voar para a capital do Delta, o que seria interessante, pois um único voo para Teresina não supre as necessidades nem da população local, nem tão pouco do turismo.

Com a nova decisão, Fortaleza que era um voo estratégico, principalmente levando em conta o roteiro turístico Rota das Emoções fica excluída da malha. Além da necessidade dessa ponte entre Parnaíba e a capital do Ceará, vale ressaltar também a importância de futuros voos para São Luís, MA.


Por Luzia Paula e José Wilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário