sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

ZPE de Parnaíba está na fase de obras complementares

Agora estão sendo concluídas estações próprias de tratamento de água e esgoto.
Pátio da ZPE de Parnaíba
Pátio da ZPE de Parnaíba.
Um dos principais projetos para o desenvolvimento do Piauí, considerado prioridade pelo governador Wellington Dias, se encontra na fase de obras complementares. A Zona de Processamento de Exportação do Piauí, a ZPE Parnaíba, está concluindo as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e de Tratamento de Água (ETA), que já estão interligadas à rede de abastecimento de água e de saneamento básico, respectivamente, abrangendo todo o parque industrial, num módulo inicial de 31,5 hectares, expansível até 313 hectares.
O presidente da ZPE, Paulo Roberto Cardoso, informou que faltam apenas alguns ajustes para que seja possível o início do tratamento de resíduos industriais e a produção de água tratada nas estações exclusivas da zona, que fica a cerca de nove quilômetros do Rio Parnaíba.

As novas obras incluem também pavimentação asfáltica, pátio de manobras, eletrificação industrial. Outras obras físicas já foram concluídas, como o galpão da Receita Federal para o serviço de triagem dos produtos, antes de serem liberados para exportação, os prédios administrativos e outros órgãos indispensáveis em uma área de livre comércio com o exterior.
Estação de Tratamento de Esgoto da ZPE
Além dessas, outra etapa também importante, segundo o presidente da ZPE, está em fase avançada, que é o processo administrativo para aquisição e instalação do sistema de Tecnologia da Informação e Comunicação, seguindo padrão internacional exigido pela Receita Federal, que vai gerenciar toda a área alfandegada.
No começo de janeiro, o governador Wellington Dias esteve reunido com o presidente da ZPE e estabeleceu o final do segundo semestre para a conclusão das obras e serviços necessários ao funcionamento da ZPE, já alfandegada.
Estágio atual
Embora ainda esteja em fase de implantação, a ZPE Parnaíba é uma das mais avançadas do país. Da área total de 313 hectares, está implantando 31,5 hectares, já totalmente estruturada com edificações, sistema viário, eletrificação industrial, redes de saneamento e abastecimento d’água e, por último, Estações de Tratamento D’água e de Tratamento de Esgotos.
Galpão da Receita Federal na ZPE de Parnaíba.
De dez projetos industriais apresentados por indústrias exportadoras, três deles estão aprovados pelo Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), sendo que um deles já está implantado, que é a Indústria Agrocera, que beneficiará e exportará cera de carnaúba, com perspectiva de funcionamentoneste semestre.

Os investimentos na ZPE Parnaíba estão sendo feito pelo Governo do Estado do Piauí, por intermédio da Companhia Administradora da ZPE.
Produtos
O perfil dos investimentos privados esperados na ZPE Parnaíba contempla a industrialização nos ramos de fármaco químicos, cera de carnaúba, babaçu, couros e peles, alimentos, pedras preciosas e minérios, biocombustíveis e empresas na área de biotecnologia e nanotecnologia, além da perspectiva de abertura para o segmento de serviços na área de tecnologia da informação, estando este último item em fase de debates no Congresso Nacional.
Por: F. Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário