terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Parnaíba tem um dos piores índices de desenvolvimento socioeconômico do Piauí e do Brasil

Em janeiro deste ano o Sistema Firjan, organização nacional que engloba o
CIRJ, SESI, SENAI e IEL, divulgou os dados de sua mais nova pesquisa sobre o desenvolvimento socioeconômico do País. No ranking dos 5.517 municípios brasileiros, Parnaíba ocupa a amarga posição 4.217ª do País, ficando em 75ª lugar no Piauí.

Desde 2005, quando a Firjan passou a avaliar os indicadores de desenvolvimento municipal nas áreas de educação, saúde, emprego e renda, Parnaíba vem batendo recordes negativos em todos os segmentos. Em 2005 o município ocupava a 28ª posição no ranking estadual e o 3.589º lugar a nível nacional. Os dados divulgados são alarmantes para Parnaíba que caiu 47 posições em nível do Estado, saindo da 28ª posição para a 75ª colocação, comprovando que nos últimos 10 anos houve uma degradação socioeconômico do município. Se comparada a nível nacional a situação é ainda mais grave. Se em 2005 ocupava a 3.589ª colocação perdeu mais de 600 posições ocupando o final da fila na posição 4217º, isso num universo de 5.570 municípios brasileiros. Já Piripiri, por exemplo, também da Região Norte do Estado, saiu da 19ª para a 2ª colocação, no mesmo período.

Dados da Firjan aponta Parnaíba em declínio

Para o vereador Carlson Pessoa, líder da oposição na cidade, o levantamento expõe um  quadro bastante  preocupante com crise na educação, saúde, segurança e falta de oportunidade de trabalho. “Esses indicadores são péssimos! Vivemos um caos na saúde, a geração de emprego e renda é massacrante, os jovens estão saindo de Parnaíba, procurando emprego em outros centros porque aqui não tem mais esperança. A educação também poderia estar melhor, tendo em vista que somos um polo universitário e poderíamos aproveitar melhor nossa mão de obra qualificada”, destacou.


Suspensão da Vikstar e cancelamento do voo da Azul
Além do caos na educação, saúde e segurança, recentemente a cidade teve duas grandes perdas na economia e no turismo. A empresa de call center Vikstar, anunciada amplamente ano passado pelo prefeito Florentino Neto (PT), suspendeu o recrutamento de pessoal e as obras do prédio que sediaria a unidade da empresa em Parnaíba foram canceladas. Com promessa de empregar cerca de 3 mil pessoas no litoral, a notícia foi recebida com um descontentamento geral da população. Chegou a nossa redação a informação de que profissionais abandonaram o emprego na esperança de serem convocados para trabalhar.

Ontem (14), a empresa Azul Linhas Aéreas encerrou as atividades no litoral após um longo impasse com os governos estadual e municipal. Conforme informações repassadas pela companhia, o Piauí não teria cumprido as solicitações referentes a  segurança e operacionalidade no Aeroporto Internacional Dr. Prefeito João Silva Filho. Além disso, o acordo que assegurava a ampliação do benefício em relação ao subsídio sobre a Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS), incidente sobre o combustível QAV (querosene para aviação), não foi renovado, inviabilizando a permanência da rota.

Por Luzia Paula / Blog do Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário