segunda-feira, 28 de março de 2016

Projeto acolhe familiares de detentos na Penitenciária de Parnaíba

Projeto de ressocialização Acolher com Cidadania
A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) implementou, na Penitenciária Mista de Parnaíba, o projeto Acolher com Cidadania, que realiza trabalho de acolhimento de familiares de detentos nas unidades prisionais, prestando atendimento de assistentes sociais com o objetivo de dar orientações e fortalecer o vínculo familiar com as pessoas privadas de liberdade no processo de ressocialização.
Coordenado pela equipe de Serviço Social da Sejus, por meio da Diretoria de Humanização e Reintegração Social, o Acolher com Cidadania já vem sendo executado nas unidades prisionais de Teresina, Altos, Esperantina, Picos (Penitenciaria Masculina), Floriano e, agora, é estendido a Parnaíba. O projeto busca reforçar o suporte aos reeducandos e às famílias para a reinserção social, advinda com o cumprimento da pena.


A assistente social da Penitenciária de Parnaíba, Teresa Sales, destaca a importância do contato com as famílias para dar efetividade à ressocialização. “Trabalhamos com a acolhida, com o diálogo, mas, acima de tudo, com a possibilidade de melhorar a condição do reeducando, quando ele retornar para a sociedade. Com o contato direto com as famílias, podemos perceber o contexto social de cada reeducando”, frisa.
Para Fernando Caldas, gerente da unidade prisional, o acompanhamento dos familiares junto aos reeducandos é fundamental para obter êxito dentro do processo de humanização e ressocialização no sistema prisional. “A sociedade está se conscientizando de que apenas o encarceramento não funciona. A família é importante no papel de ressocialização do reeducando”, destaca.
De acordo com a gerência da Penitenciária Mista de Parnaíba, a meta é que, até o mês de abril, o projeto atue em forma de mutirão, com o trabalho de quatro assistentes sociais realizando cadastro das famílias, para, posteriormente, serem feitos os atendimentos individualizados.
Por Antônio Fontes


Nenhum comentário:

Postar um comentário