quarta-feira, 23 de março de 2016

Quatro políticos piauienses aparecem em planilhas da Odebrecht

Nas planilhas aparecem os nomes do prefeito Firmino Filho, Wellington Dias, Heráclito Fortes e Ciro Nogueira.

O nome do prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) aparece em uma das planilhas de pagamentos encontradas pela Polícia Federal durante buscas na residência de Benedicto Barbosa Silva Junior, presidente da Odebrecht Infraestrutura. A ação é parte da 23ª fase da Operação Lava-jato, deflagrada no dia 22 de fevereiro, denominada de Acarajé. Os documentos foram publicados pelo repórter Fausto Macedo, do Estadão. Também aparecem os nomes do governador Wellington Dias, do senador Ciro Nogueira e do deputado Heráclito Fortes.
Imagem: Lucas Dias/GP1Firmino Filho, Wellington Dias, Ciro Nogueira e Wellington Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Firmino Filho, Wellington Dias, Ciro Nogueira e Heráclito Fortes
As investigações apontam que era na Odebrechet Infraestrutura que funcionava o setor de propinas da empresa, chamado setor de “Operações Estrutadas”, onde um moderno software de gerenciamento de contratos e pagamentos era usado para fazer a contabilidade paralela da empresa. Benedicto é apontado como um dos executivos-chave do esquema de propinas da empreiteira.  
As planilhas encontradas na residência estão organizadas com nomes de políticos e partidos divididos por siglas ou local, com anotações manuscritas fazendo referência a pagamentos. Aparecem nomes de mais de 200 políticos de todo país da base aliada ao governo e da oposição, como José Serra, Rodrigo Maia e o prefeito Firmino Filho. 
Imagem: DivulgaçãoPlanilha encontrada pela Polícia Federal (Imagem:Divulgação)Planilha encontrada pela Polícia Federal 
Nos documentos, contudo, não há nenhum indicativos que os pagamentos sejam irregulares ou fruto de caixa 2. A documentação vai ser analisada pela Polícia Federal.

Imagem: DivulgaçãoPlanilha apreendida na casa de Benedicto Barbosa Silva Junior(Imagem:Divulgação)Planilha apreendida na casa de Benedicto Barbosa Silva Junior
Imagem: ReproduçãoNome do senador Ciro Nogueira também aparece na lista(Imagem:Reprodução)Nome do senador Ciro Nogueira também aparece na lista
Imagem: ReproduçãoHeráclito Fortes aparece na planilha encontrada pela Polícia Federal(Imagem:Reprodução)Heráclito Fortes aparece na planilha encontrada pela Polícia Federal
Imagem: ReproduçãoGovernador Wellington Dias também aparece nas planilhas(Imagem:Reprodução)Governador Wellington Dias também aparece nas planilhas escrito com caneta vermelha

Confira a íntegra das buscas na residência de Benedicto Barbosa Silva Júnior em que apareceram as listas de políticos

Documento 1

Documento 2

Documento 3

Documento 4

Documento 5

Documento 6

Documento 7


Prefeito Firmino Filho

Em entrevista ao GP1, o secretário de Comunicação da Prefeitura de Teresina, Fernando Said, negou que Firmino Filho tenha recebido doações de construtoras na campanha de 2012.

“O que tem de informação oficial nossa é que os recursos que foram recebidos pelo prefeito de fora foram originários do PSDB nacional. Diretamente de qualquer uma dessas construtoras, nenhum recurso foi colocado na campanha”, explicou.

Imagem: Lucas Dias / GP1Secretário Fernando Said(Imagem:Lucas Dias / GP1)Secretário Fernando Said
Questionado o porquê do nome de Firmino aparecer na lista, Fernando respondeu: "O nome pode estar aparecendo porque ele recebeu recursos originários do PSDB nacional. Eventualmente o PSDB nacional pode ter dito ‘olha nós queremos contribuições para campanhas tais’, e a construtora ter contribuído para o PSDB nacional e ele ter repassado, é a única possibilidade. Mas, nós estamos contato com o diretório nacional para resolver isso", finalizou.
 
Deputado Heráclito Fortes
A assessoria do deputado federal, Heráclito Fortes, informou ao site da Uol que "A planilha mostra o CNPJ, ou seja, é doação oficial, tudo dentro do que determina a lei, inclusive está na prestação de contas encaminhada à Justiça Eleitoral, portanto, não há irregularidade". 

Wellington Dias
No início da noite de hoje, o governador Wellington Dias se pronunciou, por meio da sua assessoria de comunicação, e afirmou que estranha que seu nome apareça na relação pois nunca recebeu nenhuma doação da empresa Odebrecht. Wellington Dias ainda disponibilizou a lista de todas as doações de sua campanha. 

Veja a nota na íntegra
O governador Wellington Dias informa que não recebeu nenhuma doação da empresa Odebrecht e que estranha seu nome na lista que foi divulgada, onde estava escrito, inclusive, de caneta. Ele ressalta que, quando governador, o Estado nunca teve relação com tal empreiteira e que nunca a empresa, ou alguma de suas subsidiárias, realizou obras no Piauí durante seu governo. Para mostrar transparência, o governador disponibiliza, ainda, a lista completa de seus doadores de campanha, que é pública e também está disponibilizada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O governador aguardará o andamento das investigações e o esclarecimento de todos os fatos.

Coordenadoria de Comunicação Social
Governo do Piauí


Por Rayane Trajano e Vanessa Gommes, do GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário