sexta-feira, 24 de março de 2017

Estrada irregular impede curso do Rio Marruás até a Lagoa do Portinho

Uma estrada vicinal construída irregularmente na região interiorana de Bom Princípio, vizinho a cidade de Parnaíba, está impedindo o curso natural do Rio Marruás até a Lagoa do Portinho. O rio é um dos principais afluentes da lagoa que mesmo com o inverno rigoroso na região, continua agonizando. Não foi feito nenhum estudo ambiental para a liberação da estrada que acaba passando por cinco pontos de onde a água fluiria normalmente até a lagoa. No entanto, com a construção, a água fica acumulada e por fim é absorvida pelo solo arenoso.






A barragem também irregular que havia sido notificada pelo Ministério Público já começou a liberar a água para o balneário, mas com esse novo impedimento, a possível solução para o problema voltou a estaca a zero. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente recebeu a denúncia por parte de moradores da região e deverá protocolar uma ação junto ao órgão estadual que irá até a Prefeitura de Bom Princípio notificar os responsáveis pela construção da estrada.



A auditora de campo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em Parnaíba (Semar), Waneska Vasconcelos, informou que na próxima semana uma equipe da Semar de Teresina acompanhará os técnicos locais até a Prefeitura de Bom Princípio para averiguar o caso junto aos responsáveis pela construção da estrada para que sejam tomadas as devidas providências.







Veja vídeo da reportagem de Kairo Amaral 



Edição Blog do Pessoa
Imagens Gleytwoney Miranda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário