domingo, 20 de dezembro de 2015

Abandonada, Lagoa do Portinho vira ‘cenário’ de filme de terror

Visitantes ficam frustrados com o deserto e abandono; Local tem em seu cenário a seca e a solidão como marcas na atualidade.

A Lagoa do Portinho, em Parnaíba, já foi um dos cartões postais do estado e um dos pontos turísticos mais frequentados do Piauí, mas hoje não passa de um local abandonado e o retrato do descaso com o potencial turístico e a natureza. Conhecido pelas dunas que cercavam a lagoa de cor azul intenso, tem em seu cenário a seca e a solidão como marcas na atualidade.

Quem vai ao local, logo se depara com uma duna que se formou na via que leva ao que restou da lagoa. O único comerciante que insiste ficar ali teve que arcar com a construção de um desvio no terreno ao lado para que os visitantes tivessem acesso.

“Fiquei decepcionada, vim aqui há muitos anos e esse lugar era lindo. Voltei aqui com minha irmã e um sobrinho, mas não estou acreditando no que estou vendo”, disse uma turista da Bahia, que levou um susto ao ver a pista bloqueada pela areia.

A lagoa secou mesmo. O mato cresce timidamente ao redor, os estabelecimentos comerciais foram abandonados e alguns animais pastam no local. A areia faz partes de todos os ambientes que restaram e a sensação é de estar numa cidade fantasma. É assustador.

O único comerciante do local mantém com dificuldade o restaurante e os chalés que recebe infinitamente menos visitantes do que nos anos anteriores. Os que se interessam pelo local, se contentam com uma pequena piscina.

O resultado do que hoje é a Lagoa do Portinho é fruto de muita falta de interesse do poder público, seja ele a nível estadual e municipal. As secretarias estaduais de Turismo e Meio Ambiente pouco se preocupam em resolver a situação. O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto (PT), o secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira Jr., e o secretário estadual de Meio Ambiente, Ziza Carvalho, já deveriam ter apresentando um plano para reverter este caos. (Por Jhone Sousa e Carlos Eugênio/180gruas).







Nenhum comentário:

Postar um comentário