segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Após impasse, DER fará acordo com famílias que residem às margens da PI 116

Funcionários do Departamento de Estradas de Rodovias (DER-PI), estiveram na última sexta-feira (18/12) na comunidade do Labino conversando com as famílias que moram às margens da PI 116, que dá acesso a Praia da Pedra do Sal, a fim de chegarem a um acordo. Desde que as obras de alargamento da estrada começaram, nove residências acabaram ficando dentro do perímetro de um trecho da via, gerando um grande impasse entre o Estado e os proprietários dos imóveis.

Por meio de sua assessoria jurídica e via requerimento na Câmara Municipal de Parnaíba, o vereador Carlson Pessoa solicitou dos órgãos competentes uma solução para o problema. Após entendimento entre o advogado Daniel Nogueira, as famílias envolvidas e técnicos do DER, ficou decidido que cada proprietário entregará um orçamento com a avaliação financeira dos gastos que serão necessários para readaptação do imóvel, uma vez que os mesmos deverão ser demolidos a fim de manter certa distância da estrada.

O procurador do DER, Gláucio Portela, disse que as pessoas podem ficar tranquilas, pois ninguém será prejudicado. “Estamos aqui para tentar um acordo com todos os moradores para que ninguém saia no prejuízo e para que a comunidade seja beneficiada com essa grande obra”, explicou ao afirmar ainda que, caso alguma propriedade venha a sofrer rachaduras ou danos semelhantes, o Estado arcará com os reparos.
procurador do DER, Gláucio Portela, garantiu que
nenhuma família sairá no prejuízo
Pelo acordo, as obras no perímetro das casas somente serão retomadas quando os proprietários já estiverem recebido o valor das indenizações. “Agora estou mais tranquila, pois acho que nosso pesadelo começa a chegar ao fim. Agradecemos imensamente ao vereador Carlson Pessoa porque estávamos desnorteados e sem saber o que fazer”, agradece aliviada a vendedora Mirna Aguiar.
“Ficou acordado que a indenização será feita e em uma data bem próxima. Ficamos felizes porque se essa causa fosse para a Justiça, se arrastaria por um bom tempo, correndo o risco deles saírem prejudicados”, enfatiza Carlson Pessoa.

Vereador Carlson Pessoa e o advogado Daniel Nogueira, conversaram atentamente
com os técnicos da obra
Conforme ressalta o advogado Daniel Nogueira, o acordo harmonioso entre as partes envolvidas foi o melhor caminho a ser tomado, pois além de garantir o direito das famílias, o processo será agilizado. “Já foi contratado um profissional que fará o levantamento exato do que será demolido e os respectivos valores. Além disso, o DER se comprometeu a pagar antes do Natal. Estamos otimistas porque as pessoas não serão prejudicadas e também porque a estrada trará progresso para a região”, frisa.


Por Luzia Paula. Fotos: Gleitowney Miranda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário