segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Sejus abrirá processo para apurar fuga de presos em Parnaíba e Teresina

Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba
A Secretaria de Justiça (Sejus) vai abrir processo administrativo para investigar a fuga de pelo menos nove presos da Casa de Custódia em Teresina e de quatro detentos da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina em Parnaíba, Litoral do Piauí. As fugas ocorreram no domingo (27).

Em Teresina, segundo o diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, 15 detentos se envolveram na ação, mas seis deles foram recapturados ainda na quadra de esportes do presídio.

A fuga aconteceu quando eles quebraram parte da laje do pavilhão B e andaram pelo vão até chegar à área lateral que dá acesso à quadra de esportes.Também quebraram uma parte da cerca elétrica. Entre os presos que conseguiram escapar estão assaltantes, estupradores e homicidas. Já em Parnaíba, os detentos conseguiram quebrar os cadeados e escapar da unidade. Nenhum deles foi recapturado até o momento.

Na manhã desta segunda-feira (28), a Sejus realizou uma contagem nos pavilhões da Casa de Custódia com objetivo de constatar quantos presos de fato conseguiram deixar as dependências da unidade prisional.

Rebeliões nos presídios
Há quase 15 dias, a Casa de Custódia registrou duas rebeliões em menos de 48 horas e praticamente todos os detentos da unidade prisional se rebelaram reclamando das péssimas condições do presídio. Foram dois momentos de muita tensão, dentro e fora do presídio, já que familiares chegaram a derrubar grades e interditar a rodovia em protesto.

A Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) informou que está atuando, por meio da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (Dipe) e em conjunto com a Polícia Militar, na recaptura dos detentos.

A Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina em Parnaíba também foi palco de uma rebelião que deixou quase todos os setores da penitenciária com marcas da ação dos presos. Eles chegaram a atear fogo em colchões e outros materiais, chamas que só foram controladas após 12 horas pelo Corpo de Bombeiros. Homens da Tropa de Choque da Polícia Militar tiveram que ser acionados para controlar a situação.

Fonte: G1 PI


Nenhum comentário:

Postar um comentário