quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Rebelião na Penitenciária de Parnaíba já é considerada uma das maiores do Estado

A rebelião na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, já é considerada uma das maiores do Piauí, tendo duração de mais de 12 horas.  O motim foi iniciado por volta das 18 horas de terça-feira (15/12), sendo que os detentos atearam fogo em colchões dentro dos pavilhões durante toda a madrugada.  O Corpo de Bombeiros continua no local para apagar as chamas.
Familiares dos detentos estão desde a noite de ontem em frente à penitenciária em busca de informações. O que se sabe é que, por conta dos incêndios, muitos presos inalaram bastante fumaça.
O detendo Aritana da Silva Pires, 27 anos, foi ferido à bala de borracha na coxa esquerda.  Aritana foi encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outro preso que não teve o nome revelado também precisou de atendimento médico. Aritana está cumprindo pena por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Familiares dos detentos ficaram o tempo em frente ao presídio 
Quase todos os pavilhões da unidade prisional estão em rebelião. Em algumas alas, detentos atearam fogo em alguns colchões e a nuvem de fumaça pode ser vista de longe. Populares, vizinhos e familiares dos detentos tomaram a rua, apreensivos com o ocorrido. Era possível ouvir bombas de efeito moral que faz um grande estrondo. Tiros também eram ouvidos. A cada disparo o desespero aumenta entre os presentes. Segundo o Major Adriano de Lucena, as forças policiais não estão usando balas letais para tentar conter os revoltosos. O presídio ultrapassou sua capacidade máxima e apresenta superlotação de detentos, funcionando atualmente com 465 internos.
Sem líderes no motim, a polícia tem dificuldade para negociar com os presos. No início da manhã desta quarta, alguns dos rebelados pediam a presença de suas esposas. A polícia iniciou a seleção de familiares que poderão entrar no presídio para conversar com os detentos.
Atualmente, a penitenciária está com o quadro de superlotação, pois abriga 440 detentos, mas tem como limite 220 vagas. O delegado Eduardo Ferreira informou que, no momento, não há como precisar o número de feridos e a rebelião deve ter sido motivada pela greve dos agentes penitenciária e a suspensão de visitas.
Por conta do motin  a cidade praticamente parou depois das 18 horas, ninguém queria sair as ruas com medo de que os detentos fugissem e ganhassem as ruas da cidade. Em outras ocasiões alguns presos conseguiram fugir.

Fonte: Jornal da Parnaíba. (Imagens WhatsApp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário