segunda-feira, 11 de abril de 2016

OPINIÃO: “Altimetria” e o ignorante diplomado no quanto pior melhor

De uns tempos pra cá, Parnaíba se transformou num celeiro de especialistas e pós-graduados em Meio Ambiente e geologia de lagos e lagoas. Depois do início dessa Novela, em que se transformou a Revitalização da Lagoa do Portinho, para todo lado que olhamos encontramos um especialista em Meio Ambiente. Nas rodinhas de amigos a palavra que mais se ouve é a famigerada, “Altimetria”, tão alardeada nos últimos tempos. Como eu não sei o que significa essa palavra resolvi fazer uma busca no Google, talvez, o mesmo local que essas pessoas que falam com tanta propriedade utilizaram para elaborar suas teses. Pois bem. Segundo o Google, Altimetria é uma “técnica utilizada na medição de altitudes de um terreno”. Segundo ainda esses pós-graduados em Meio Ambiente, a reabertura do Canal só irá trazer mais problemas, para a já sofrida Lagoa do Portinho.

A explicação é simples e fácil de entender. Para essas pessoas a Lagoa é mais alta do que o Rio Portinho e que, nessas condições, a água do Rio Portinho não teria como chegar a Lagoa e, o que é pior, a abertura desse canal, em vez de levar água para Lagoa, iria funcionar de forma contrária, ou seja, iria secar ainda mais a Lagoa. Não irei entrar no mérito dessa tese, pois meu intuito nesse momento não é esse, ainda mais porque eu sou especialista da área de Meio Ambiente.

Meu desanimo é com essas pessoas de Parnaíba que são pobres de espíritos e de mentalidade. Seria necessário realmente saber quais suas intenções verdadeiras, pois eu não acredito que essas pessoas não amem nossa região a ponto de simplesmente vira-lhe às costas. Ir pra a imprensa e repetir o mantra de que é professor, especialista na área de Meio Ambiente e Político não basta. “O Homem é um Animal Político”, já dizia Aristóteles, portanto, todos nós, em graus diferentes, somos políticos. O “ser especialista em Meio Ambiente” também me causa estranheza. Lembro que, quando estávamos na primeira etapa do Projeto, o professor e especialista esteve várias vezes no Projeto dando suas orientações e aval. Se ele já, devido ao seu grau de especialidade, sabia que o Projeto era uma furada por que ele não disse logo de inicio e evitou assim tanto trabalho, gastos financeiros e toda essa celeuma? Será que naquela época em que ele participava do Projeto a reabertura do canal era viável e agora não é mais? Estranheza é a palavra para as constantes entrevistas do professor e especialista em Meio Ambiente.

A Lagoa do Portinho precisa, nesse momento, é de união de forças para sair da situação de penúria em que se encontra. Eu sugeriria a todos esses especialistas que não ficassem só criticando e torcendo contra e, sim, que arregaçasse as mangas e viesse dá sua contribuição e mostrar que são realmente especialistas no assunto. É bom que seja frisado que, no grupo “SOS LAGOA DO PORTINHO”, não existem salvadores da pátria, o que existem são pessoas que estão colaborando e metendo a mão no bolso para tentar a todo custo salvar a Lagoa do Portinho, trabalho esse que deveria ser realizado pelo Poder Público.

Por Walter Frota Fontenele 

Nenhum comentário:

Postar um comentário