sexta-feira, 15 de abril de 2016

Canal da Lagoa do Portinho é liberado, mas situação não está totalmente resolvida, segundo vereador

Lagoa do Portinho volta a receber água/ Foto: Reprodução/ Balanço Geral
O canal que leva água à Portinho, em Parnaíba, no litoral do Piauí, foi liberado e pescadores já voltaram a pescar no local.  A população está otimista sobre o retorno dos turistas e da revitalização nas margens da lagoa. As informações foram divulgadas no Programa Balanço Geral, TV Antena 10, na manhã dessa quinta-feira (14/04). No entanto, o vereador Carlson Pessoa, da cidade, diz que a situação não está totalmente resolvida.

A lagoa estava seca por consequência de quatro anos de escassez de chuvas que alimentavam os rios do litoral piauiense. A seca na lagoa estava prejudicando a vida dos pescadores da região, que usavam o local como fonte de pesca e renda.
Clique na imagem para ir para a página
da publicidade

Vários lagos estão se formando ao redor da lagoa depois que o canal foi liberado e alguns pescadores já voltaram a pescar no local. O vereador da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa, teria denunciado o problema da seca na Lagoa do Portinho em janeiro de 2015, em uma audiência pública com a presença do Governo do Estado, da prefeitura e do Ministério Público. Mas de acordo com ele, nada foi feito para resolver a situação.

Vereador Carlson Pessoa - PPS
Iniciativa de empresários
Anda segundo o vereador, três empresários resolveram por iniciativa própria, com ajuda dos parnaibanos, desobstruir o canal que abastecia a lagoa. O investimento foi de cerca de R$ 50 mil.
Em entrevista ao O Olho, o vereador disse que a o problema na Lagoa do Portinho não era nada que não pudesse ser resolvido e que faltou compromisso e vontade dos órgãos públicos para resolve-lo.

“Eles (empresários) estão gastando em torno de R$ 50 mil para desobstruir o canal que abastecia a lagoa, o que seria uma gorjeta para a Prefeitura de Parnaíba e um troco para o Governo do Estado, nada demais para se resolver o problema. Faltou vontade, política e compromisso público para resolver o problema”, declarou o vereador.

“Lagoa já poderia ter mais água”
Carlson Pessoa informou também que a lagoa já teria pegado mais água se o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), na região, não tivesse embargado a obra dificultando a solução do problema.
De acordo com o vereador, o problema da Lagoa do Portinho ainda não está totalmente resolvido, pois é necessária a desobstrução dos rios que estão do outro lado, no estado do Ceará. Mas para ele, já foi recuperada pelo menos 50% da capacidade de aguá da lagoa, que começou a entrar no dia 12 de abril. “O representante da Semardaqui, por nome de Rarison Albuquerque, embagou a obra sem ter autoridade para fazer, logo porque ele não é agente fiscal do órgão, ele tem apenas um cargo de confiança político. Ele embargou a obra de forma mentirosa, até criminosa, por falsidade ideológica, eu diria”, comentou Carlson Pessoa.

A população espera a solução também das vias que dão acesso à entrada da Lagoa.

Fonte: Portal O Olho

Nenhum comentário:

Postar um comentário