sexta-feira, 22 de abril de 2016

Lagoa do Portinho volta a ganhar vida e impressiona pela beleza

Lagoa volta a impressionar pela riqueza de detalhes e pela beleza exuberante
A Lagoa do Portinho, considerada um dos principais cartões postais do Piauí, correu sério risco de desaparecer e agora passa por um processo de recuperação. Na quarta-feira, dia 20 de abril, foi concluído a abertura de um canal interligando o Rio Portinho até a sua Lagoa.

O canal vai levando a água até a lagoa de um modo mais lento de sua capacidade por obstrução de uma vegetação entre as dunas, que já forma um lago dando o visual especifico de um santuário ecológico por juntar animais silvestres com as plantas do paisagista Burle Marx. 

A vegetação com grande quantidade de lama, entretanto, bloqueia parte da água direcionada para Lagoa.  Água vinda do canal esbarra nessa vegetação e, a partir dela, segue em pouca quantidade na direção ao balneário onde abriga os bares da lagoa. Uma retroescavadeira foi utilizada para realização do trabalho da abertura do canal. 

Durante bastante tempo a lagoa sofreu processo progressivo de assoreamento, provocado por uma grande quantidade de lixo que  vez ou outra ainda é despejada no local. Barragens em propriedades privadas que impediam a água de seguir seu curso normal para a lagoa, também podem ter contribuído para a seca do lago.
Retroescavadeiras trabalham na abertura do canal

Vegetação ao logo do percurso impede que a água chegue de forma mais rápida. Mesmo assim, lagoa está enchendo

Fonte: Meionorte. Edição O Piauí


Nenhum comentário:

Postar um comentário